Casa Branca recusa publicar fotos de tortura

A Casa Branca recusou cumprir uma ordem judicial para tornar públicas fotografias de abusos de militares dos EUA sobre prisioneiros no Iraque e no Afeganistão, indo deste modo contra uma promessa do presidente Barack Obama para aumentar a transparência do governo e a sua responsabilização.

“Esconder fotografias do olhar público deixa o registo histórico incompleto e deixa a decisão sobre o que pode aparecer nas notícias nas mãos do governo”, afirmou a directora executiva do Comité de Repórteres pela Liberdade de Imprensa (RCFP), Lucy Dalglish, classificando a decisão da Casa Branca como pouco democrática.

Também a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) expressou a sua desilusão com a atitude da administração norte-americana, que a 13 de Maio recuou nas suas promessas alegando que a publicação das imagens não adicionaria nada à compreensão da história por parte do público.

Discordando dessa ideia, Lucy Dalglish afirmou que “estas fotografias são sem dúvidas perturbadoras – a verdade muitas vezes é-o” e acrescentou que “é altura da Casa Branca cumprir a decisão do Tribunal de Recurso e permitir a divulgação destas imagens”.

Partilhe