O polaco Jerzy Gluszek foi o vencedor do Grande Prémio do XII PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa e que este ano foi subordinado ao tema “Aviões e Máquinas Voadoras”, em homenagem ao pioneirismo de Bartolomeu de Gusmão, quem em 1709 fez subir o seu aeróstato em Lisboa.
O júri, presidido pelo cartunista francês Georges Wolinski, decidiu distinguir com o segundo prémio o iraniano Mahmood Azadnia, enquanto o belga Stefaan Provijn foi considerado o terceiro melhor desta edição, que contou com a participação de cerca de 2100 desenhos elaborados por 600 humoristas de 71 países.
Além da elevada qualidade dos trabalhos, que levou o júri a atribuir ainda 18 menções honrosas a artistas de 11 países – Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil (3), Cuba, Escócia, França, Irão (2), Portugal (3), Roménia e Turquia (3) –, destaque para a participação de 45 concorrentes do sexo feminino, 16 das quais iranianas, e para a apresentação de diversas esculturas.
Os troféus e prémios do XII PortoCartoon serão entregues durante a abertura da exposição, que decorrerá aquando das Festas do São João, em Junho, nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, no Porto.