Cartoons contra desigualdades no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

A exposição de cartoons europeus “Desigualdades, Discriminações e Preconceitos”, organizada pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), pode ser visitada no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, até 15 de Junho.

De acordo com o Museu da Imprensa, nos trabalhos expostos “estão caricaturados diversos tipos de discriminações, preconceitos e estereótipos que todos os dias afectam milhares de pessoas, pela não-aceitação da diversidade e pela violação dos seus direitos”.

A mostra apresenta os primeiros classificados, as menções honrosas e os melhores trabalhos do Concurso Europeu de Cartoon “Desigualdades, Discriminações e Preconceitos”, organizado pelo MNI no âmbito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos.

Integram a exposição desenhos de artistas da Alemanha, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Inglaterra, Moldávia, Polónia, Portugal, Turquia e Ucrânia, entre outros. Dos cartoons patentes, o Museu da Imprensa destaca, além dos premiados, o trabalho de Agostinho Santos, “pela sua originalidade”.

O jornalista e pintor concebeu um envelope que, quando fechado, é uma forma de “adoração à mulher objecto”, título do trabalho, tendo conquistado uma menção honrosa no concurso.

Partilhe