Cartoon leva a detenção de dois jornalistas no Irão

Mehrdad Qasemfar, chefe-de-redacção do jornal estatal “Iran Friday”, e Mana Neyestani, cartunista do mesmo título, foram detidos por ordem do procurador-chefe de Teerão, Said Mortazavi, acusados de insultar a minoria étnica azeri através de um cartoon que provocou desacatos na cidade de Tabriz.

O desenho da discórdia foi publicado a 12 de Maio e apresentava um rapaz que repetia a palavra persa para barata de várias maneiras, enquanto um insecto em frente dele dizia “O quê?” em azeri.

Os protestos fizeram-se sentir de imediato no seio da comunidade azeri – que representa 25 por cento da população do Irão – e ganharam maior impacto esta semana, com o incendiar das instalações do “Iran” em Orumiyeh, onde os azeris estão em maioria.

Entretanto, o jornal tinha publicado um pedido de desculpas formal na primeira página durante três dias da semana passada e anunciado o despedimento do chefe-de-redacção e do cartunista – que curiosamente é azeri – os quais foram agora detidos.

Segundo fontes do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), os jornalistas estão encarcerados na prisão de Evin, em Teerão; o editor do jornal, Gholamhossein Eslamifard, foi intimado a comparecer em tribunal; e o título vai ficar suspenso até ordem em contrário do Conselho Supervisor da Imprensa, estrutura afecta ao Ministério da Cultura e da Orientação Islâmica.

Partilhe