Carteiras profissionais em revalidação no SJ

O Sindicato dos Jornalistas recorda que decorre, até ao final de Novembro, o período de revalidação das carteiras profissionais para o biénio 2008/2009, a qual poderá ser feita nos serviços do SJ pela generalidade dos jornalistas, com vantagens para os seus associados.

Recorda-se que o SJ comparticipa em nove euros (mais de 22% do total) no valor dos emolumentos a pagar pelos seus associados com as quotizações em dia. Por outro lado, assegura, através dos seus serviços e dos seus delegados sindicais, a recolha dos formulários e a entrega dos títulos revalidados a todos os jornalistas.

Os formulários para a emissão e revalidação de títulos profissionais podem ser obtidos junto dos Serviços do SJ ou descarregados do sítio do Sindicato na Internet (www.jornalistas.online.pt) através do directório Carteira Profissional/Formulários.

Por indicação da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, mesmo que se trate de revalidação do título profissional, este ano os formulários devem ser integralmente preenchidos, uma vez que este organismo independente está a proceder à actualização da sua base de dados.

Quaisquer informações adicionais podem ser obtidas junto dos nossos Serviços, através dos telefones 213464354 ou 213467175 (sede nacional) ou 225361211 (Delegação Norte), bem como do endereço electrónico sinjor@mail.telepac.pt

O SJ recorda que, além de documento de identificação obrigatório para o acesso à informação, o título profissional é exigível para o exercício do jornalismo, sujeitando-se a uma coima de 997,60 a 4.987,98 euros e à eventual caducidade do contrato de trabalho quem exerça da profissão sem título válido.

Lisboa, 18 de Setembro de 2007

Partilhe