Carlos Pinto Coelho agraciado pelo governo francês

O jornalista Carlos Pinto Coelho recebe, sexta-feira, 19 de Março, as insígnias de Oficial da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa, que lhe serão atribuídas pelo embaixador de França em Portugal, Denis Delbourg, durante uma recepção no Palácio de Santos, em Lisboa.

A comenda visa distinguir a carreira do repórter que divulgou importantes nomes das letras francesas em Portugal e que, ao longo dos tempos, tem dado um importante contributo para o reforço dos laços culturais e de amizade entre os dois países.

Entre outras iniciativas, Carlos Pinto Coelho moderou, há dois anos, os Estados Gerais do Multilinguismo na Universidade da Sorbonne, em Paris, evento que juntou os 27 ministros da Cultura da Europa.

A Ordem das Artes e das Letras existe desde 1957 e é uma condecoração atribuída pelo Ministério da Cultura francês, tendo os graus de cavaleiro, oficial e comendador.

Entre as personalidades portuguesas que já receberam esta distinção figuram a fadista Amália Rodrigues, o realizador Manoel de Oliveira, os escritores António Lobo Antunes e Agustina Bessa Luís ou o pintor Júlio Pomar. A escritora Lídia Jorge e o ensaísta Eduardo Lourenço receberam o grau de oficial, e a fadista Mísia, o Nobel da Literatura José Saramago e a actriz Maria de Medeiros o grau de cavaleiro.

Partilhe