Carla Ferreira ganha Grande Prémio de Jornalismo “(Re)Descobrir o Artesanato nos Media”

A jornalista Carla Ferreira “Diário do Alentejo” é a vencedora da 1.ª edição do Prémio de Jornalismo “(Re)Descobrir o Artesanato nos Media”, criado pela organização da Feira do Artesanato de Vila do Conde.

O “Grande Prémio (Re) Descobrir o Artesanato nos Média”, no valor de cinco mil euros, distingue um trabalho publicado em 1 de Novembro de 2013 no “Diário do Alentejo”, intitulado “Abóbadas: Um luxo na era do betão”.
“Fénix – O Renascer da Ronca”, um trabalho emitido pela “Rádio Campanário”, Vila Viçosa, da autoria do jornalista António Santos de Oliveira Pinto, obteve uma menção honrosa.

O júri da 1.ª edição foi constituído por Alfredo Maia, Presidente do Sindicato dos Jornalistas; Cesário Borga, Vice-Presidente do Clube dos Jornalistas; Deolinda Almeida, Directora do Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas; Fernando Gaspar, Coordenador do PPART – Promoção dos Ofícios e das Micro-empresas Artesanais; Luís Rocha, Director do CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato; e por Valter Hugo Mãe, escritor.

A cerimónia pública de entrega do prémio realiza-se amanhã, dia 28, pelas 16h30, no Salão Nobre do Centro Municipal de Juventude de Vila do Conde, sendo presidida pelo presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Jorge Gaspar.

O prémio teve o apoio institucional do IEFP, que, através do PPART, apoiou também a realização de um Ciclo de conferências para jornalistas “Redescobrir o Artesanato nos Media”, com a colaboração do Cenjor e do CEARTE.

O certame, cujo lançamento o SJ apoiou, tem como objectivos “promover e incentivar a criação e investigação jornalística sobre as artes tradicionais portuguesas, contribuindo para a sua valorização e reconhecimento nacional e internacional, como factor de afirmação da identidade cultural e de desenvolvimento económico do País”.

Partilhe