Caneta Dourada da Liberdade 2007 para Shi Tao

O jornalista chinês Shi Tao foi distinguido pela Associação Mundial de Jornais (WAN) com a Caneta Dourada da Liberdade 2007, em reconhecimento da sua “notável defesa e promoção da liberdade de imprensa”.

Shi Tao está actualmente a cumprir uma pena de dez anos de prisão por “divulgação de segredos de Estado”, depois de ter escrito um e-mail acerca de restrições aos média nas vésperas do 15º aniversário do massacre de Tiananmen, em 2004, que foi reproduzido por diversos portais fora da China e cuja origem foi detectada pelas autoridades chinesas com a colaboração do motor de busca Yahoo!.

Considerando a prisão do jornalista como “um triste exemplo de uma empresa ocidental que ajudou e aprovou a repressão por acreditar que a recusa em colaborar prejudicaria as suas actividades no país”, a WAN apelou à libertação imediata de Shi Tao e de outros jornalistas chineses encarcerados.

A cerimónia de entrega do prémio está marcada para 4 de Junho, no Congresso Mundial de Jornais e Fórum Mundial de Editores que se realiza na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Partilhe