Candidaturas abertas para as bolsas Local Media for Democracy, da FEJ

Estão abertas as candidaturas para o programa de bolsas do projeto Meios de Comunicação Locais para a Democracia (Local Media for Democracy).

O novo programa de bolsas de apoio ao jornalismo, oferecida pelo da Federação Europeia dos Jornalistas (FEJ), foi anunciado ontem e conta com um investimento de €1.200.000 em bolsas de apoio ao jornalismo e meios de comunicação local, regional e comunitário, que atualmente se esforçam para produzir conteúdo de interesse público nos chamados “desertos de notícias” na Europa.

Os “desertos de notícias” caracterizam-se como áreas geográficas ou administrativas, ou ainda grupos sociais ou comunidades, onde o acesso a meios de comunicação independentes e confiáveis, em nível local, regional ou comunitário, se torna difícil ou mesmo impossível.

Os meios de comunicação selecionados para este programa de bolsas receberão ainda uma formação com profissionais da comunicação social, organizado pela International Media Support (IMS), que oferecerá orientação técnica e estratégica para melhoria das suas atividades, em temas como inovação jornalística, capacidade organizacional, e sustentabilidade nos negócios.

 

Quem pode candidatar-se?

Entidades jurídicas com sede num dos 27 estados-membros da União Europeia ou equipas de jornalistas (pessoas físicas) com residência num dos 27 estados-membros da União Europeia, incluindo as 9 regiões extremas da União Europeia.

 

Qual o valor das bolsas?

Recomendamos aos candidatos que preparem o projeto antes de estabelecer o valor que pretendem solicitar na candidatura, de modo que tal valor seja compatível com as atividades previstas no projeto. O montante total disponível para as bolsas é de €1.200.000.

 

Qual o prazo para candidatura?

A primeira fase de candidaturas termina a 25 de maio de 2023 e a segunda a 28 de setembro de 2023.

Informações sobre o processo de candidatura, candidatos elegíveis e o critério de seleção podem ser encontradas aqui e nas perguntas frequentes (Q&A).

Será concedido apoio prático aos potenciais candidatos e sessões online para esclarecimento de dúvidas durante a fase de pré-candidatura. Inscreva-se no webinar introdutório, a ser realizado em abril, aqui.

O projeto Meios de Comunicação Locais para a Democracia (Local Media for Democracy) tem a duração de 18 meses, é cofinanciado pela União Europeia e envolve um consórcio de 4 instituições: Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), Centro para o Pluralismo e Liberdade dos Media (CMPF), International Media Support (IMS), e Journalismfund Europe.

Além do programa de bolsas, as referidas instituições estão a desenvolver, no âmbito do projeto, um programa de apoio aos meios de comunicação locais, regionais e comunitários, para o combate aos “desertos de notícias”, que inclui apoio financeiro, capacitação organizacional, e pesquisa e mapeamento ao nível europeu.

Para mais informações sobre o projeto #LocalMedia4Democracy clique aqui.

 

Partilhe