Candidaturas abertas a dez bolsas de estudo

Até 3 de Março, a Fundação Luso-Americana (FLAD) aceita candidaturas de jornalistas portugueses, com idades até 40 anos e um mínimo de cinco anos de carreira, à edição 2009 do Programa José Rodrigues Miguéis, que atribui dez bolsas de estudo de curta duração, nos Estados Unidos da América.

O programa, de aperfeiçoamento profissional, decorrerá entre 8 e 26 de Junho de 2009, durante as quais os seleccionados vão ter oportunidade de conhecer melhor o contexto dos média nos EUA e partilhar a experiência com outros jornalistas participantes. As despesas de viagem, propinas e alojamento ficarão a cargo da FLAD.

Curso superior e ligação por contrato/vínculo a um órgão de comunicação serão critérios de preferência, sendo exigível aos candidatos que dominem o inglês, pois os bolseiros irão contactar com o sistema político, social e económico norte-americano e participar em reuniões, através de um programa do Departamento de Estado, bem como beneficiar de duas semanas no The Committee of Concerned Journalists.

Os interessados devem assim enviar para a FLAD (Bolsa José Rodrigues Miguéis, Rua do Sacramento à Lapa, 21, 1249-090 Lisboa), até 3 de Março, o respectivo currículo pormenorizado, morada e telefone, duas fotografias e um texto, de pelo menos seis mil caracteres, no qual expliquem as razões da candidatura à bolsa. O texto deve ser apresentado em duas versões: portuguesa e inglesa.

Posteriormente, e em data a determinar, prestarão provas orais e escritas em língua inglesa e, os que ultrapassem com êxito esses testes terão as candidaturas analisadas pelo júri do programa 2009, composto por António José Teixeira (SIC Notícias), Cesário Borga (RTP), Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa), Maria João Guimarães (Público) e Sara Pina (FLAD).

O júri designará os dez candidatos mais pontuados e ainda dois suplentes. Em caso de empate, predominará o critério da diversidade de meios e de grupos. Aqueles que cumpram as várias fases da candidatura terão de proceder ao pagamento de uma taxa de inscrição, no valor de 250 euros.

Partilhe