CANDIDATURAS À COMISSÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL

Em comunicado dirigido à classe e para divulgação nos média, o Sindicato dos Jornalistas apresentou, com um mês de antecedência relativamente ao acto eleitoral, os nomes dos profissionais que candidatou para integrarem a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.

1. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) apresentou uma lista de candidatos às eleições para os representantes da classe na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), que se realizam no próximo dia 20 de Junho. 

2. A lista de candidatos efectivos apresentada pelo SJ é constituída por:

Oscar Mascarenhas, jornalista no «Diário de Notícias», membro actual da CCPJ eleito pelos jornalistas e presidente do Conselho Deontológico do SJ

Daniel Ricardo, jornalista na «Visão», formador no Cenjor-Centro Protocolar de Formação de Jornalistas e autor de um importante conjunto de livros sobre Jornalismo

Feliciano Estevão, jornalista na RDP, integrou, em vários mandatos, os corpos gerentes do SJ e é membro da CCPJ eleito pelos jornalistas.

3. Os candidatos suplentes à CCPJ são os jornalistas Avelino Rodrigues, que é secretário da Direcção do SJ e técnico de formação profissional de jornalismo televisivo; João Garcia, do «Expresso», actualmente membro efectivo da CCPJ em representação dos jornalistas; e Dina Soares, da Rádio Renascença, candidata como suplemente nas anteriores eleições.

4. À Comissão de Apelo, o SJ apresentou, como efectiva, Diana Andringa, jornalista na RTP, presidente da Mesa da Assembleia Geral do SJ e actual representante dos jornalistas na mesma comissão. Como suplente, o SJ propõe Alfredo Maia, jornalista no «Jornal de Notícias», presidente da Direcção do SJ e candidato suplente nas anteriores eleições para a CCPJ.

5. Nos termos da lei, compete à CCPJ emitir, renovar, suspender e cassar os títulos profissionais, bem como exercer os poderes que lhe sejam conferidos por lei. A Comissão de Apelo tem competência para deliberar sobre os recursos interpostos das decisões da CCPJ.

Partilhe