Cáceres Monteiro premiado pelo Clube Português de Imprensa

O Grande Prémio de Jornalismo de 2001 do Clube Português de Imprensa (CPI) foi atribuído a Carlos Cáceres Monteiro, distinguido por unanimidade pelo júri, pelos trabalhos de reportagem realizados nos últimos dois anos e pela orientação editorial que imprimiu à revista “Visão”, de que é director.

Carlos Cáceres Monteiro tem 54 anos e começou a sua carreira jornalística nas revistas “Flama” e “Século Ilustrado”. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas entre 1978 e 1981. Co-fundador, em 1975, do semanário “O Jornal”, de que foi director-adjunto, dirige a revista “Visão” desde o primeiro número. Tem vários livros publicados, nos campos do jornalismo e da ficção.

Nos últimos anos, o Grande Prémio do CPI foi atribuído a jornalistas como José Rodrigues dos Santos, Miguel Sousa Tavares. Adelino Gomes, José Manuel Fernandes, Cândida Pinto, Carlos Fino e Hernâni Carvalho.

Os prémios de reportagem do CPI foram atribuídos a João Ferreira, na categoria de Televisão, pelo trabalho “Condomínio Privado”, exibido no programa “Esta Semana” (SIC), a Ana Catarina Simões, na categoria de Rádio, pelo trabalho “Lições de Vida”, emitido na TSF, enquanto na categoria de Imprensa o prémio foi atribuído a Paula Serra, da “Visão”, por “A Guerra Vista do Outro Lado”, e a Paulo Moura, do “Público”, por “O Segredo da Cartuxa”.

Manuel Moura, da Lusa, venceu na categoria de Fotoreportagem, premiado pela fotografia “Debate Parlamentar sobre Autárquicas”. O júri atribuiu uma menção honrosa a António Cotrim, da Lusa, pela fotografia “O Choro das Vítimas do Atentado do 11 de Setembro na Embaixada dos EUA em Lisboa”.

O prémio Revelação, na categoria de Imprensa, foi para Ricardo Dias Felner, do “Público”, pela reportagem “Cova da Moura – A Favela Aqui Tão Perto”. Na categoria de Televisão, foi premiado Jaime Cravo, da SporTV, por “Campo Minado”. Em Rádio, o distinguido foi José Pedro Frazão, da Rádio Renascença, autor de “Guerra Colateral”.

Pedro Almeida Vieira, do “Expresso”, venceu o Prémio Jornalismo Económico, com o trabalho “Câmaras Fogem ao Controlo”. O prémio Viagem foi conquistado por Pedro Garcias, do “Público”.

Foram ainda atribuídos os prémios Ensaio, destinados a estudantes de comunicação social, que distinguiram Nelson Marques, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, por “A Nossa Selecção”, e Raquel Silva, da Escola Superior de Jornalismo do Porto, por “O Directo na Rádio”.

O júri dos prémios de jornalismo do CPI foi constituído por Dinis de Abreu, Fernando Pires, João David Nunes e Lima de Carvalho. A entrega dos prémios decorrerá a 10 de Dezembro, no Grémio Literário, em Lisboa.

Partilhe