Bush reuniu off the record com editores dos média

O presidente norte-americano George W. Bush reuniu com editores de vários jornais dos EUA, entre os quais “The Washington Post” e “The New York Times”, para tentar persuadi-los a não publicarem artigos pouco lisonjeiros para os EUA.

Segundo o repórter do “Post” especializado em questões dos média, Howard Kurtz, as reuniões off the record foram confirmadas por pessoas que tiveram conhecimento dos factos e do assunto tratado.

“Os esforços fracassaram, mas são um indicativo da preocupação com que o Presidente segue as recentes reportagens que suscitaram interrogações”, como a espionagem a residentes nos Estados Unidos sem autorização de um tribunal, refere o “Post”.

No caso do jornal de Howard Kurtz, a reunião teve lugar antes do matutino publicar uma reportagem sobre a existência de prisões secretas da Agência Central de Inteligência (CIA) numa dezena de países da Europa de Leste, o que suscitou fortes críticas aos EUA por violação dos direitos humanos dos detidos sem culpa formada por suspeita de terrorismo.

A reunião com os responsáveis de “The New York Times” terá ocorrido também antes de o diário denunciar que Bush autorizou as escutas extrajudiciais a suspeitos de terrorismo.

Partilhe