Brasileira Beth Costa é a nova secretária geral da FIJ

A jornalista brasileira Beth Costa, directora do Departamento de Relações Institucionais da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), é a nova secretária geral da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), uma escolha que será formalmente ratificada pelo Comité Executivo da FIJ, em Bruxelas, nos dias 19 e 20 de Março.

Concorreram ao cargo 41 candidatos, dos quais foram primeiramente seleccionados 10, número que foi reduzido a 4 no processo final. “Em todos os momentos, dentro dos critérios estabelecidos, ela sempre alcançou a maior pontuação”, frisou Celso Schröder, presidente da Fenaj e membro do Comité Executivo da FIJ.

Segundo o mesmo dirigente, terá pesado a seu favor o facto de estar alinhada com as mudanças de valores que têm ocorrido nas instituições sindicais internacionais, a sua defesa de um papel diferente para o cargo e as manifestações de apoio de entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Fenaj ou a Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP).

Especialista em noticiário internacional, Beth Costa começou a carreira na TV Cultura de São Paulo e trabalhou durante muito tempo na Central Globo de Jornalismo. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, coordenou o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, a Ar Livre – Associação das Rádios Comunitárias do Rio de Janeiro e a TV Comunitária na TV a Cabo do Rio de Janeiro.

Presidente da Fenaj de 1998 até Agosto de 2004, Beth Costa é uma das representantes da América Latina na estrutura directiva da FIJ e exercerá as novas funções em Bruxelas, onde está sediada a organização.

Partilhe