Bomba explode perto da sede da televisão basca EiTB

Uma bomba rebentou hoje, 31 de Dezembro, perto do edifício Bami, em Bilbau, que alberga vários órgãos de comunicação, entre os quais a televisão basca EiTB. O ataque foi reivindicado pela organização separatista ETA.

De acordo com informações da polícia basca, o atentado teve lugar às 11h05 locais (10h05 em Portugal Continental), registaram-se danos materiais consideráveis, mas não houve quaisquer feridos, pois o edifício foi evacuado após um telefonema que advertiu para a iminência da explosão.

O ataque foi energicamente condenado pela Federação de Sindicatos de Jornalistas (FeSP), que definiu a acção como “uma nova tentativa de intimidar os meios de comunicação e matar o mensageiro, buscando silenciar o direito à informação e à liberdade de expressão”. A FeSP disse ainda que esta é “uma acção terrorista injustificada” que prejudica sobretudo os interesses dos trabalhadores dos órgãos afectados.

A classe política espanhola também condenou de forma unânime o sucedido, tendo a reacção mais forte vindo de Xabier Ezeizabarrena, porta-voz do grupo municipal do PNV em San Sebastián, para quem este tipo de atentados “constitui uma autêntica chantagem fascista contra a liberdade de imprensa e de expressão, e resume o mais miserável da condição de quem foi capaz de atacar um meio de comunicação, com tudo o que isso implica numa democracia”.

Partilhe