Bom plástico premiado na Internet

Apresentação da Plastic, publicação vencedora do Webby 2001 (Óscares da Internet) na categoria de Imprensa e Zines. O seu figurino é aliciante e pode ser apreciado (se ainda não sucumbiu à crise) no «site» www.plastic.com. Texto de Mário Rui Cardoso.

A última atribuição dos «Webbys», considerados os Óscares da Internet, decorreu em ambiente de alguma melancolia e perturbação. Não é para menos, se pensarmos que, desde a quarta edição dos prémios, em 2000, fecharam 538 empresas da Internet, entre as quais alguns «sites» que foram nomeados para os prémios deste ano (o caso da «e-zine« «Feed Magazine», nomeada na categoria de Imprensa e Zines). Os números são inquietantes: pelo menos 27 dos nomeados de 2000 estão já inactivos; e mais de metade dos 71 vencedores, desde a edição inaugural de 1997, ou encerraram, ou foram comprados por outras empresas (o que, em si, não é um mal), ou despediram gente.

Serve esta introdução para apresentar a Plastic, publicação vencedora do Webby 2001 na categoria de Imprensa e Zines. A Plastic tira partido das possibilidades técnicas da Internet, colocando em confronto «the smartest readers and the smartest editors», segundo a própria definição dos responsáveis do «site». É um figurino utilizado por múltiplos projectos editoriais da Internet (veja-se, por cá, o FórumHSO, em www.forumhso.pt): há um grupo de jornalistas que coloca notícias e chamadas de atenção para assuntos da actualidade com o objectivo de envolver os leitores em intensas e frutíferas discussões. No caso da Plastic, devemos louvar a diversidade e o interesse das matérias colocadas à discussão, bem como o rigor, o profissionalismo e o bom gosto evidenciados. Mas lá está: a Plastic vive de esmolas. No topo do «site», deparamos com a frase: «o seu donativo vai ajudar a manter a Plastic…» Será que ela ainda existirá, na altura em que você estiver a ler este artigo? Quero acreditar que sim.

Partilhe