Bolsas europeias de jornalismo em Berlim

Jornalistas de toda a Europa e dos Estados Unidos podem candidatar-se às bolsas de estudo European Journalism Fellowships, oferecidas este ano pela sétima vez pelo Journalisten-Kolleg da Freie Universitaet Berlin, na Alemanha.

Os participantes terão a oportunidade de tirar uma licença de dois semestres dos seus cargos profissionais e passar um ano sabático na Freie Universitaet, alargando os seus conhecimentos através da persecussão de um grande projecto de investigação.

Ao mesmo tempo, o programa permite que os participantes trabalhem em rede com colegas da Europa de Leste e Ocidental e dos Estados Unidos.

O programa inicia-se em Outubro de 2005 e termina em Julho de 2006, destinando-se a jornalistas altamente qualificados e com vários anos de experiência profissional, seja como membros de redacções ou como freelancers.

É essencial apresentar provas escritas de bons conhecimentos de alemão, e o elemento mais importante da candidatura à bolsa de estudo é uma proposta de investigação para um projecto científico-jornalístico a ser trabalhado em Berlim.

Estão disponíveis bolsas Junior, com duração de dez meses e valores entre os 800 e os 1100 euros, a serem atribuídos a jornalistas da Europa Central e de Leste com cerca de cinco anos de experiência, uma das quais especificamente para uma jornalista jovem da Europa Central e de Leste que trabalhe na imprensa económica.

As bolsas Standard, também elas de dez meses, poderão ter pagamentos mensais entre os 1500 e os 2050 euros, dependendo da experiência profissional, sendo que uma delas deve ser atribuída a um jornalista da área económica e financeira oriundo da Europa Central e de Leste.

Instituídas em 1999, as European Journalism Fellowships do Journalisten-Kolleg da Freie Universitaet Berlin já deram a 65 jornalistas de 27 países a oportunidade de passar um ano sabático em Berlim, estabelecendo contactos internacionais, conhecendo melhor a cultura de outras nações do velho Continente e ajudando à convergência entre a Europa Ocidental e a de Leste.

O prazo de candidatura para estas bolsas termina a 30 de Novembro de 2004, podendo obter-se mais informações através do e-mail info@ejf.fu-berlin.de ou do sítio www.ejf.fu-berlin.de.

Partilhe