Bolsas de jornalismo em Berlim

Jornalistas da Europa e dos Estados Unidos podem candidatar-se até 1 de Novembro de 2010 às Bolsas de Jornalismo Europeu oferecidas pelo Centro Internacional para Jornalismo da Universidade Livre de Berlim.

O programa, que se inicia em Outubro de 2011 e termina em Julho de 2012, destina-se a jornalistas profissionais com um mínimo de cinco anos de experiência que pretendam passar um ano sabático a investigar na universidade, contactando com colegas norte-americanos e da Europa Oriental e Ocidental.

O elemento mais importante da candidatura à bolsa – que paga mensalmente 1000 a 1500 euros, durante os 10 meses de duração do ano lectivo – é o projecto de investigação académico-jornalístico proposto, que deve ser submetido em alemão ou inglês. Os candidatos deverão ter bons conhecimentos de alemão, certificados pelo Goethe-Institut, o German Academic Exchange Service ou instituição similar.

Desde 1999, mais de 130 jornalistas de 30 países participaram neste programa da Universidade Livre de Berlim financiado pela BMW Foundation Herbert Quandt, o Federal Foreign Office, a FAZIT-Foundation (Frankfurter Allgemeine Zeitung), a Helsingin Sanomat Foundation e a Foundation Presse-Haus NRZ, bem como pelas fundações políticas Friedrich-Ebert-Foundation, Hanns-Seidel-Foundation, Konrad-Adenauer-Foundation e Heinrich-Böll-Foundation.

Para informações mais detalhadas, contacte a Universidade Livre de Berlim através do site www.ejf.fu-berlin.de ou do e-mail ejf@zedat.fu-berlin.de

Partilhe