Bolsa de criação jornalística sobre temas de desenvolvimento

O prazo termina a 20 de Julho. Podem candidatar-se jornalistas com contratos de trabalho e jornalistas em regime livre.

Uma bolsa de criação jornalística foi agora lançada pela Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), pela Associação Coolpolitics, pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX e pelo Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina.

A bolsa “visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o desenvolvimento que normalmente não são notícia nos média portugueses”, informam os promotores. Serão distribuídos 300 euros por pessoa para uma reportagem em Portugal, 1000 euros por pessoa para uma reportagem no espaço europeu e 1700 para uma reportagem em África.

Os trabalhos devem realizar-se entre Setembro e Outubro de 2015 e o prazo para apresentação de propostas termina a 20 de Julho. Os resultados serão conhecidos a 15 de Agosto.

As regras de acesso à bolsa indicam que será “dada preferência a jornalistas ou fotojornalistas integrados em órgãos de comunicação social portugueses”. Preocupado com a eventual exclusão de jornalistas em regime livre (freelancers), o Sindicato dos Jornalistas contactou a ACEP. A exclusão não existe e os jornalistas freelancers também podem candidatar-se, informou a ACEP.

As regras e prazos encontram-se nesta ligação.

Partilhe