Boas notícias motivam novas publicações

Um pouco por todo o mundo estão a surgir projectos digitais dedicados a dar aos leitores só boas notícias, com o objectivo de ajudar ao optimismo das populações em tempos de crise, recessão e problemas de difícil resolução, como as alterações climáticas.

No Chile, os irmãos Sebastián e Cristóbal Díaz de Valdés criaram o jornal digital El Buen Diario, por considerarem que a crise nos meios de comunicação se deve aos conteúdos divulgados, que dão “uma visão muito negativa” da actualidade.

Nos EUA, uma iniciativa similar foi tomada por Max Jones, um rapaz de 12 anos que vive em Orlando, na Florida, e que quer vir a ser jornalista, tendo no sítio Weekend News Today a sua primeira experiência de publicação, que já consegue atrair cinco mil visitas diárias.

Outros exemplos de projectos similares são o britânico Optimist World ou o norte-americano The Good News Network. Portugal também tem um projecto que segue uma filosofia próxima: a revista IM que também aposta nas notícias positivas, sob o lema “O melhor que se faz no mundo para um mundo melhor”.

Partilhe