Bicentenário de jornalista Rodrigues Sampaio em exposição

A exposição “Rodrigues Sampaio: o jornalista e o político através da imprensa”, que está patente ao público até amanhã, dia 16 de Setembro, na galeria do “Diário de Notícias”, em Lisboa, já foi visitada por centenas de pessoas.

No bicentenário do nascimento de António Rodrigues Sampaio (1806-1882), esta mostra documental, que foi organizada pelo Museu Nacional da Imprensa e o “Diário de Notícias”, inclui dezenas de peças que visam recordar a sua figura.

Entre os vários livros e jornais expostos, consta a edição original dos 63 números de “O Espectro”, jornal clandestino que Rodrigues Sampaio fundou em 1846, bem como os livros de Camilo Castelo Branco com dedicatória ao jornalista.

Caricaturas do jornalista e político, nomeadamente pela mão de Rafael Bordallo Pinheiro ou Sebastião Sanhudo, e artigos de Eduardo Coelho, então director do “Diário de Notícias”, também integram a exposição.

Rodrigues Sampaio – conhecido como “o Sampaio da Revolução”, por ter sido o redactor principal da “Revolução de Setembro” – foi também deputado, ministro e primeiro-ministro.

Partilhe