O novo director da BBC Global News, Peter Horrocks, alertou os jornalistas da emissora britânica que se não souberem usar as redes sociais não estão a fazer devidamente o seu trabalho, uma vez que a tecnologia está a mudar o jornalismo.
A notícia é avançada pelo “Guardian”, reproduzindo declarações dadas por Peter Horrocks ao boletim interno “Ariel”, em que o novo director da BBC Global News sublinha que o Twitter e os leitores de RSS devem passar a ser ferramentas essenciais para os editores da emissora pública, enquanto os jornalistas devem saber agregar e filtrar conteúdo, bem como integrar e ouvir o feedback da audiência, para melhor perceber a relação desta com a marca BBC.
Até à data, a BBC tinha sido muito cautelosa em relação às redes sociais e o livro de estilo de 2009 alertava os profissionais para a necessidade de averiguar os direitos de autor dos conteúdos das mesmas antes de os reutilizar e fazer chegar a uma maior audiência.
Por esse motivo, as novas linhas orientadoras de Peter Horrocks representam um passo na direcção oposta, sendo a opção para os jornalistas que discordam bastante clara, segundo o novo director: “Quem não gostar e pensar que essa mudança ou forma diferente de trabalhar não é adequada, então vá fazer outra coisa qualquer, porque isto vai acontecer. Será impossível evitá-lo”.