BBC comemora “bodas de ouro”

A 5 de Julho de 1954, a estação de televisão pública britânica, BBC, transmitia o seu primeiro serviço de informação. Meio século depois, vive um dos períodos mais conturbados da sua história e enfrenta uma tentativa de regulamentação que põe em causa o dever de sigilo dos jornalistas.

A efeméride foi assinalada com uma programação especial, de 5 a 7 de Julho, que contou com a presença de antigos jornalistas e apresentadores da estação, bem como com a apresentação de programas e documentários sobre os 50 anos de informação da BBC.

Reconhecida em todo o mundo pela qualidade dos serviços prestados, a BBC percorreu um longo caminho desde a apresentação do seu primeiro serviço informativo televisivo, a que o jornalista John Snagge deu a voz mas não a cara, já que o programa foi transmitido sem imagem.

Actualmente, mais de dois mil jornalistas asseguram a produção informativa da televisão britânica, através dos canais BBC World, BBC News Online e BBC News 24 (estação digital criada em 1997).

A BBC está agora a viver tempos conturbados, com a sua credibilidade afectada pelo “caso” David Kelly, o cientista que se suicidou após ter prestado informações à estação acerca das alegadas armas de destruição maciça no Iraque. Os lamentáveis acontecimentos e a polémica daí resultante levaram à demissão do director-geral e do presidente do Conselho de Governadores da BBC. No início deste ano, a estação decidiu mudar algumas práticas internas dos jornalistas, na generalidade consideradas “positivas” pelo Sindicato dos Jornalistas da Grã-Bretanha e Irlanda (NUJ). No entanto, entre as medidas anunciadas, consta a intenção de forçar os jornalistas a dar conhecimento das suas fontes aos responsáveis da estação, o que é vivamente contestado pelos jornalistas.

Partilhe