Bastonada policial poderá cegar fotojornalista chileno

O repórter fotográfico chileno Víctor Salas, que trabalha para a agência noticiosa EFE, poderá ficar cego do olho direito na sequência de agressões infligidas por um polícia a 21 de Maio em Valparaíso, cidade a oeste de Santiago.

O fotojornalista encontrava-se em serviço, a cobrir um protesto que reuniu activistas políticos e sindicais, estudantes e trabalhadores do sector da saúde perto do edifício da Assembleia em Valparaíso, durante a visita da presidente Michelle Bachelet.

As autoridades alegam que os embates entre a população e a polícia – que levaram a perto de cem detenções e causaram três feridos – tiveram lugar quando os manifestantes tentaram ultrapassar as barreiras de segurança.

Víctor Salas foi agredido durante uma carga da polícia a cavalo, tendo sido transportado para o hospital de Viña del Mar, uma localidade próxima, onde os médicos diagnosticaram “lesões graves no olho direito, com risco de perda funcional ou orgânica”.

Manuel Fuentes, responsável da agência EFE, já revelou que vai processar a polícia pelas agressões, tendo a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) manifestado o seu apoio a esta intenção.

A propósito do caso de Salas, vencedor da edição de 2007 do Prémio Nacional de Fotojornalismo, atribuído anualmente pela Associação Chilena de Fotógrafos e Repórteres Visuais, a RSF afirmou que “infelizmente, esta não é a primeira vez que as forças de segurança chilenas recorrem à violência contra os órgãos de comunicação para, alegadamente, manterem a ordem”.

A organização recordou episódios anteriores, como o ocorrido a 30 de Maio de 2006, quando seis repórteres ficaram feridos, alguns com gravidade, depois de a polícia ter empregue violência para dispersar estudantes que protestavam no exterior do palácio presidencial de La Moneda, em Santiago.

Seis meses depois, outros jornalistas foram atacados por apoiantes do antigo ditador Augusto Pinochet na sequência da sua morte, a 10 de Dezembro de 2006, data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos celebrava 58 anos.

Partilhe