Azulejos de Stuart em exibição no Porto

A exposição “Azulejos de Stuart – colecção Museu Nacional da Imprensa” é inaugurada na próxima quarta-feira, dia 8, pelas 18h30, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto, e estará patente até 30 de Outubro.

Com entrada grátis e aberta de segunda a sexta entre as 9 e as 20 horas, esta mostra conta com a colaboração da Câmara Municipal do Porto e é composta pela colecção de azulejos de Stuart Carvalhaes que foi oferecida pela família Ruella Ramos ao Museu Nacional da Imprensa (MNI).

São 20 azulejos concebidos pelo famoso artista de humor português para a escadaria do “Diário de Lisboa”, no princípio da década de 1930 e retratam realidades da época como o ardina, as tipografias, o dia-a-dia lisboeta e a Censura praticada pelo Estado Novo.

Além dos azulejos, a mostra apresentará dezenas de originais de publicações com as quais Stuart colaborou, desenhos, pautas musicais e livros com capas do caricaturista, como a edição de 1927 de “Memórias do Cárcere”, de Camilo Castelo Branco.

Após esta mostra, o conjunto de azulejos ficará patente ao público em permanência na Galeria Internacional do Cartoon do MNI.

Partilhe