Autoridades nepalesas prendem jornalistas

Vários jornalistas, entre os quais o secretário-geral da Federação de Jornalistas Nepaleses (FNJ), Bishnu Nisthutri, foram presos nos últimos dias pelas autoridades do Nepal, na sequência do “golpe de estado” protagonizado pelo rei Gyanendra.

A informação foi avançada por Tara Nath Dahal, presidente da FNJ, que a 3 de Fevereiro escapou às forças de segurança e está na clandestinidade, tendo conseguido fazer passar para fora do Nepal uma carta a descrever a situação no país.

Segundo o presidente da FNJ, todos os jornais, televisões e rádios da capital foram encerrados, provocando o desemprego a perto de 30 mil trabalhadores, sendo que apenas a BBC e a CNN continuam a emitir.

Porém, ao que a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apurou, o representante da BBC no Nepal, Netra K.C., desapareceu depois de ter sido chamado às instalações do exército em Nepalgunj. A gravidade da situação levou Christopher Warren, presidente da FIJ, a apelar à comunidade internacional para que pressione o monarca nepalês a respeitar os direitos humanos de todos os jornalistas do país.

Partilhe