Autoridades encerram rádio na Somália

A polícia somali encerrou a 7 de Janeiro a Radio Warsan, na localidade de Baidoa, depois de receber ordens nesse sentido da comissão de segurança nacional, que considerou o conteúdo dos programas emitidos pela estação como “negativo”.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a Radio Warsan é a única rádio de Baidoa – cidade que serve de sede ao governo provisório – a fazer uma cobertura independente e crítica, motivo pelo qual a organização afirmou que este acto de censura é difícil de compreender e lança sérias dúvidas sobre a vontade do governo provisório da Somália em respeitar as regras da democracia.

Com este encerramento, o quinto na história da estação, de acordo com o director Abdifatah Mohammed Ibrahim, a diversidade da informação radiofónica em Baidoa ficou resumida à Radio Bay, emissora criada a 24 de Dezembro de 2006 pelo governo.

Além do caso da Radio Warsan, a RSF exigiu que as autoridades somalis explicassem o motivo pelo qual mantêm detido desde 1 de Janeiro o jornalista Hassan Mohammed Abikar, correspondente da rádio Voice of the Holy Quran na região do Baixo Shabelle.

Partilhe