Autoridades do Zimbabué retaliam contra “Daily News”

Entre 25 e 26 de Outubro a polícia do Zimbabué deteve 19 trabalhadores do “Daily News”, jornal independente encerrado pelo governo a 12 de Setembro. Na véspera da acção policial, o Tribunal Administrativo de Harare considerou ilegal a suspensão do jornal.

No sábado, as autoridades detiveram 18 trabalhadores do “Daily News”, durante várias horas, só os libertando depois de terem assinado declarações em como trabalhavam para o jornal. Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), esta medida pode ser um primeiro passo para os processar.

A detenção ocorreu pouco depois do jornal ter colocado nas ruas a sua primeira edição desde que foi suspenso, em que acusa as autoridades do Zimbabué de quererem órgãos de comunicação social submissos que nada vêem, nada ouvem e nada dizem de crítico sobre o governo. A primeira página ostentava um cartoon do ministro da Informação a ser esmagado por uma pilha de “Daily News”.

No dia seguinte, domingo, a polícia prendeu Washington Sansole, um dos nove directores do jornal. Segundo a France Presse, as autoridades afirmaram que só libertariam Washington Sansole quando comparecessem na esquadra os outros oito directores, embora se saiba que quatro deles estão fora do país.

Com esta atitude as autoridades policiais do Zimbabué entram em manifesto confronto com o Tribunal Administrativo de Harare, que considerou ilegal a suspensão do “Daily News” e intimou a Comissão de Média e Informação a emitir, o mais breve possível, uma licença de funcionamento ao jornal.

Partilhe