Autoridades do Iémen encerram dois jornais

As autoridades do Iémen encerraram “arbitrariamente” os jornais “Al-Neda” e “Al-Hurriye”, acusa a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), apelando ao mesmo tempo à libertação imediata do jornalista Abdul Karim Al-Khaiwani, condenado a um ano de prisão no mês passado.

A 15 de Outubro, o ministro da Informação encerrou o semanário “Al-Neda” por este estar dois dias atrasado na publicação do seu primeiro número, uma irregularidade que, segundo o editor Sami Ghaleb, é comum no Iémen.

Segundo a RSF, a verdadeira razão para o encerramento poderá ter sido o conteúdo do jornal, que abordava temas como a campanha internacional pela libertação de Abdul Karim Al-Khaiwani e as cisões no seio do partido do governo.

Dias antes, o mesmo ministro suspendeu, por tempo indeterminado, o diário “Al-Hurriye”, dado que este procedeu a uma alteração não autorizada de logotipo, aquando da comemoração do seu 25º aniversário.

Estes dois encerramentos seguem-se à suspensão por seis meses do “Al-Shoura”, jornal em que trabalhava Abdul Karim Al-Khaiwani, condenado a um ano de prisão no dia 5 de Setembro por alegadamente difamar o presidente, Ali Abdullah Saleh.

Em comunicado, o Sindicato de Jornalistas Iemenitas acusou o governo de faltar às suas promessas, recordando que em Junho o presidente prometera “trabalhar no sentido de acabar com as penas de prisão para crimes de imprensa, o que seria um grande passo para a liberdade de imprensa no Iémen”.

Partilhe