Autoridades birmanesas censuram “Myanmar Times”

As autoridades da Birmânia censuraram o semanário bilingue “Myanmar Times”, impedindo que, na edição em birmanês, fosse publicado um artigo sobre as novas leis de imprensa, promulgadas a 1 de Agosto.

“Como é que as autoridades birmanesas podem dizer que promovem a autonomia da imprensa quando um simples artigo sobre as novas leis de imprensa resulta em censura?”, questiona a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), contestando a ordem dada a 16 de Agosto pelo major Tint Swe, da Divisão de Registo e Escrutínio da Imprensa.

O mesmo responsável afirmou ainda que quaisquer comentários negativos acerca da China, da Índia e da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) seriam proibidos, e que críticas a projectos do governo seriam toleradas se fossem “construtivas”, embora o governo privilegiasse órgãos que apoiassem as suas políticas.

À luz da nova lei, para obter autorizações de publicação de jornais é necessário notificar as autoridades acerca da identidade, passado e opiniões políticas de todo o pessoal, sendo que o jornal não se pode recusar a publicar qualquer artigo que as autoridades queiram divulgar através dele.

Partilhe