Autarca de Lisboa dá as boas-vindas à liberdade de imprensa

Fernando Medina falou com os delegados reunidos em Lisboa para a assembleia anual da Federação Europeia de Jornalistas.

O presidente da Câmara municipal de Lisboa, Fernando Medina, falou hoje aos delegados reunidos em Lisboa para a assembleia anual da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), reconhecendo a importância de defender e apoiar a liberdade de imprensa.
Num breve discurso, perante a centena de delegados de sindicatos e associações profissionais de toda a Europa, o autarca socialista mencionou as ameaças crescentes à liberdade em geral e, concretamente, à liberdade de expressão e de imprensa, para realçar que Portugal é um país “aberto, plural e diverso”.
O presidente da FEJ, Mogens Blicher Bjerregård, elogiou o discurso de Fernando Medina, comentando que “não é assim tão comum, hoje em dia, que os líderes políticos saiam em defesa do jornalismo e da liberdade de imprensa”.
A FEJ elegeu Lisboa para acolher três importantes encontros, nos dias 4, 5 e 6 de junho, que tiveram como co-organizador e anfitrião o Sindicato dos Jornalistas.
A assembleia anual da maior organização de jornalistas da Europa, que hoje se realizou em Lisboa, teve como lema “A nossa precariedade é a vossa desinformação”.
Uma centena de representantes de sindicatos e associações profissionais de toda a Europa estiveram reunidos no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) para debater o estado do jornalismo.
A FEJ é a maior organização de jornalistas da Europa, representando 320 mil profissionais em 44 países da Europa. Das 70 organizações filiadas, o Sindicato dos Jornalistas é o único representante de Portugal.

Partilhe