Augusto Cid ganha X PortoCartoon

O cartunista português Augusto Cid foi o vencedor do Grande Prémio do X PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa., com o desenho “A chama olímpica”, que aborda a violação dos direitos humanos no Tibete por parte da China.

O segundo prémio deste concurso internacional, desta feita dedicado aos Direitos Humanos, foi atribuído ao turco Muhittin Koroglu, enquanto o terceiro posto foi atribuído ex-aequo a dois artistas: Dalcio Machado, do Brasil, e Taeyong Kang, da Coreia do Sul.

A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir ainda 15 menções honrosas a artistas de uma dúzia de países: Azerbeijão, Bélgica, Brasil (2), Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Inglaterra, México, Polónia, Portugal e Turquia (3).

Os vencedores vão receber um prémio monetário e garrafas de Vinho do Porto (reserva especial), para além do troféu e diploma, estando a cerimónia de entrega dos galardões marcada para as instalações do Museu Nacional da Imprensa em Junho, aquando das Festas do São João no Porto.

Esta edição contou com quase 2000 desenhos de mais de 500 artistas, tendo o Brasil sido o país com mais participantes, seguido de Portugal e do Irão. No total das suas dez edições, o PortoCartoon já contabilizou a participação de mais de 4000 artistas, oriundos dos quatro cantos do mundo, tendo no seu espólio quase 13 500 trabalhos.

Partilhe