Ataques a jornalistas no Brasil e na República Dominicana

As viaturas de um jornalista brasileiro e de um jornalista dominicano foram alvejadas nos respectivos países, presumivelmente como retaliação pela cobertura de casos de corrupção policial e de actos eleitorais tensos.

No Brasil, dois indivíduos não identificados disparam na noite de 22 de Maio sobre um veículo da TV Diário de Mogi, na área metropolitana de São Paulo. O automóvel era conduzido pelo repórter Edson Ferraz, que escapou ileso.

O jornalista, que abordou recentemente a alegada extorsão praticada por agentes policiais junto de supostos criminosos, já tinha recebido um telefonema a alertá-lo para possíveis represálias pelo seu trabalho, tendo agora optado por deixar temporariamente a cidade na companhia da família, segundo o jornal brasileiro “O Estado de S. Paulo”.

Perante esta situação, o Comité para a Protecção dos Jornalistas pediu às autoridades brasileiras que conduzam uma investigação rápida e detalhada para apurar os culpados.

Uma situação similar registou-se a 21 de Maio com um jornalista do canal televisivo privado Mega Visión 43, da República Dominicana.

Na manhã de quarta-feira, enquanto Juan Bonilla Martínez apresentava o programa “En Hora y Media”, o seu automóvel, que estava no parque da estação televisiva, em Santiago de los Caballeros, foi alvo de três tiros disparados por dois homens que seguiam numa motorizada.

Poucos dias antes, uma das janelas do mesmo veículo havia sido estilhaçada à pedrada e, em Março, o carro da mulher de Bonilla Martínez, a também jornalista Nelly Mirabal, foi danificado quando estava estacionado junto à sede do Partido de la Liberación Dominicana, também em Santiago de los Caballeros.

Como o novo ataque teve lugar cinco dias após a reeleição do presidente Leonel Fernández, que ocorreu num cenário de grande tensão política, o jornalista acredita que o ataque visa assustá-lo.

Juan Bonilla Martínez, antigo editor do diário regional “La Información” e correspondente dos diários nacionais “Hoy” e “El Nacional”, dirige a secção local do Colégio Dominicano de Jornalistas.

Partilhe