Ataques à imprensa no Vietname

As autoridades vietnamitas tomaram nos últimos tempos medidas punitivas contra sítios noticiosos e acusaram, a 5 de Janeiro, o jornalista Nguyen Thi Lan Anh de revelar “segredos de Estado”, noticiou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

O repórter do diário “Tuoi Tre” escreveu duas breves citando uma nota do Ministério da Saúde acerca de uma investigação aos preços anormalmente elevados praticados por uma empresa farmacêutica, nota essa considerada “segredo de Estado” pelas autoridades.

Este incidente segue-se ao pedido do primeiro-ministro, Pham Van Khai, de medidas disciplinares contra a agência noticiosa online “Vnexpress.net”, em Novembro de 2004, depois desta agência – gerida por uma empresa estatal – ter permitido a inserção de alguns comentários negativos para o governo no seu sítio Internet.

Motivo idêntico terá estado na origem do encerramento, a 10 de Janeiro, do website cultural e económico “Tintucvietnam.com”, por ordem do Ministério da Cultura e Informação.

A RSF diz que estes ataques à imprensa foram orquestrados por Nguyen Khoa Diem, ideólogo do regime que tem acusado os órgãos de comunicação social de “buscarem o sensacionalismo e o lucro em vez de se limitarem a promover a ideologia do governo”.

A organização diz ainda ser necessário “apoiar a nova geração de jornalistas, que quer relatar as notícias tal qual elas são, em vez de servir de porta-voz do regime”.

Partilhe