Ataques à imprensa continuam no Nepal

A falta de reconhecimento dos direitos laborais e a manutenção de um clima pouco propício à liberdade de imprensa, com ameaças e ataques frequentes aos trabalhadores do sector, marcam o dia-a-dia do Nepal, denunciou a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que instou o governo local a esforçar-se no sentido de garantir melhores condições para o exercício do jornalismo no país.

A organização sustenta as suas acusações em vários casos que lhe chegaram ao conhecimento via Federação de Jornalistas Nepaleses (FNJ), os mais recentes dos quais datados do passado fim-de-semana.

A 22 de abril, Santosh Neupane, editor do “Narayani Express National Daily”, recebeu ameaças de morte de apoiantes maoístas após ter publicado notícias críticas destes. Ameaças idênticas proferiu, a 19 de Abril, a responsável de um hospital, que não gostou que Krishna Thapa, correspondente do “Kantipur”, não tivesse noticiado uma iniciativa promovida pela instituição de saúde.

No mesmo dia 19, um grupo maoísta emboscou e deteve por algumas horas os jornalistas Rameshwor Bohara, do “Himal”, e Damodar Bhandari, do “Annapurna”, e duas pessoas não identificadas atacaram as instalações do diário “Rajdhani”, provocando danos materiais em dois veículos motorizados.

Ainda nessa quinta-feira, os funcionários da Nepal 1 Television encerraram as instalações em protesto pelas más condições de trabalho e pelo não cumprimento do acordo colectivo, e exigiram que a administração da emissora passasse, entre outras coisas, a pagar a tempo e horas e a ter seguro de vida para os trabalhadores.

Partilhe