Ataque israelita fere operador de câmara em Gaza

O operador de câmara Ibrahim al-Atlah, da Palestine TV, ficou gravemente ferido na sequência de disparos efectuados a partir de um tanque israelita contra equipas de reportagem que cobriam uma incursão de tropas hebraicas na Faixa de Gaza, na manhã de 26 de Julho.

Um jornalista que testemunhou o ataque afirmou à Repórteres Sem Fronteiras (RSF) que todos os elementos das equipas de reportagem presentes no local usavam vestuário que os identificava como pertencentes aos média, o que não impediu um tanque israelita de começar a disparar contra eles a partir de uma distância de cerca de 150 metros.

Ibrahim al-Atlah foi atingido no peito por fragmentos de um projéctil e, segundo algumas notícias, corre risco de ficar paralisado. O ataque provocou ainda ferimentos no assistente do operador de câmara da Palestine TV e num jornalista japonês, além de ter danificado um veículo da agência noticiosa Reuters.

Segundo a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), este foi o sexto ataque contra elementos da comunicação social na região nas últimas três semanas, motivo pelo qual esta organização, bem como a RSF, voltaram a exigir que o governo israelita investigue os ataques e acabe com este tipo de actuação ofensiva contra os média.

Partilhe