Ataque aos escritórios da Al-Arabiyya em Ramallah

Um grupo de homens mascarados e armados atacou os escritórios da estação televisiva Al-Arabiyya, em Ramallah, na Palestina, a 13 de Setembro. Para a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) este é mais um caso que demonstra a vulnerabilidade dos média a trabalhar no Médio Oriente.

Segundo declarou à FIJ o produtor Qassem Al-Khateeb, cinco homens mascarados e armados entraram no edifício do canal noticioso dos Emiratos Árabes Unidos e destruiram equipamento vário, incluindo ecrãs de computador e mobiliário de escritório, num ataque que durou menos de cinco minutos.

Ainda de acordo com Qassem Al-Khateeb, os intrusos disseram ao sair que não queriam mais ver jornalistas a trabalhar ali e que pertenciam à Brigada de Mártires Al-Aqsa, um grupo ligado à Fatah, de Yasser Arafat. No entanto, um porta-voz do referido grupo negou qualquer envolvimento neste raide.

A FIJ condenou o ataque, bem como a Repórteres Sem Fronteiras e o Comité para a Protecção dos Jornalistas, e exigiu que a Autoridade Palestiniana investigue o ocorrido.

Partilhe