Assassino de jornalista condenado a 17 anos

O Tribunal Militar de Abidjan, na Costa do Marfim, condenou a 17 anos de prisão o polícia Théodore Séri Dago, responsável pela morte, a 21 de Outubro de 2003, do jornalista francês Jean Hélène, da Radio France Internacional (RFI).

O advogado do sargento condenado vai recorrer da sentença, proferida a 22 de Janeiro, que incluiu ainda uma multa de 500 mil francos CFA (cerca de 760 euros), a expulsão da polícia e a privação de direitos civis durante dez anos. O pedido de indemnização simbólica por danos morais, solicitada pela RFI e pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF) não foi aceite pelo tribunal.

Declarando-se satisfeita com a pena aplicada, a RSF espera que o julgamento ajude a identificar co-responsáveis pela morte de Jean Hélène.

Nesse sentido, a organização aponta o dedo a certos órgãos de comunicação social marfinenses, que usam uma retórica extremista que fomenta o ódio e cria um clima hostil para com os jornalistas estrangeiros, e critica igualmente os responsáveis políticos do país por nunca terem tentado pôr cobro a essa situação.

Partilhe