As prioridades da Lista B para o Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal do Sindicato dos Jornalistas é o órgão de fiscalização a quem compete verificar que a Direcção cumpre os estatutos, os regulamentos e divulga adequadamente toda a informação a que está legalmente obrigada. Dentro da nossa margem de actuação, e de forma independente, propomo-nos a:

1. Garantir que a Direcção do sindicato cumpre as suas obrigações de prestação anual de contas e de actividades

É uma obrigação estatutária do Conselho Fiscal mas não foi cumprida pela equipa cessante. As contas foram apresentadas apenas no primeiro ano. No final do mandato, a Direcção apresentou um relatório de actividades e contas que abrangia os restantes três anos.

2. Acompanhar periodicamente a actividade contabilística do sindicato

Não nos vamos limitar a apreciar as contas anuais do sindicato, queremos acompanhar a sua actividade regular, detectando problemas e contribuindo para encontrar soluções.

3. Divulgar periodicamente o resultado do nosso trabalho, a todos os sócios

Quantos sócios ouviram falar da actividade do Conselho Fiscal nos últimos quatro anos? Publicitaremos os nossos actos, para que todos os sindicalizados tenham informação regular sobre a situação financeira e patrimonial do sindicato. Afinal, o sindicato é de todos.

4. Ajudar a direcção na análise de potenciais formas de financiamento alternativas

Não nos vamos limitar estritamente às obrigações estatutárias e, dentro dos limites da nossa independência, colaboraremos com a Direcção na procura de novas soluções de financiamento que potenciem a acção do sindicato e a defesa dos direitos dos jornalistas

5. Colaborar na campanha de regularização de quotas em atraso

A baixíssima taxa de sindicalização é um problema central do sindicato. Muitos jornalistas queixam-se de não poder regressar ao sindicato por serem obrigados a pagar as quotas em atraso. Embora o sindicato esteja, e bem, a flexibilizar os requisitos necessários ao reingresso, vamos propor à Direcção que lance uma campanha de regularização das quotas em atraso, divulgando e clarificando o regime aplicável.

Partilhe