Artigo sobre Cécilia Sarkozy retirado do “Journal du Dimanche”

A administração do “Journal du Dimanche”, um semanário do grupo Lagardère, retirou da publicação uma história sobre o facto de Cécilia Sarkozy, mulher do novo presidente francês Nicolas Sarkozy, não ter votado na segunda volta das eleições presidenciais.

Desconhecendo se houve pressões directas ou indirectas sobre a administração neste caso e reconhecendo que “o respeito pela privacidade alheia é muito importante”, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) criticou contudo a supressão de uma informação que considera de “inquestionável interesse público”.

“Dada a amizade entre Nicolas Sarkozy e vários donos de grupos de imprensa, vamos estar muito atentos ao desenrolar do seu mandato presidencial e estaremos prontos a criticar qualquer acto que pareça ser pressão governamental sobre os média”, assegura a RSF, instando os jornalistas a estar alerta.