DOMINGO
18 de Agosto de 2019 | 12:17

Pronúncia da ERC sobre programa da TVI com Mário Machado

Publicado a 10/01/2019 NOTÍCIAS

O Sindicato de Jornalistas foi uma das entidades que apresentou queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra a TVI, na sequência da participação de Mário Machado, conhecido como líder da extrema-direita, num programa de entretenimento.


Nesse sentido, publicamos na íntegra o parecer da ERC, assim como as declarações de voto que lhe estão associadas sendo uma delas, a do vice-presidente deste organismo, Mário Mesquita, demonstrativa de que a matéria foi controversa no seio do regulador.


“PRONÚNCIA DA ERC SOBRE REAÇÕES À EMISSÃO DE 3 DE JANEIRO DO "VOCÊ NA TV"
2019/01/09
O Conselho Regulador pronunciou-se, esta quarta-feira, sob a forma de deliberação, a respeito das reações que deram entrada na Entidade visando a entrevista a Mário Machado, na emissão de 03/01/2019, do programa "Você na TV" da TVI.
O Conselho entendeu, partindo da análise efetuada ao citado caso, recomendar aos serviços de programas audiovisuais: 
a) A necessidade de garantir a exposição dos diversos pontos de vista possíveis; b) A necessidade de garantir a efetiva representatividade dos intervenientes; c) A necessidade de garantir, pela escolha dos intervenientes, a qualidade da informação a transmitir; d) A necessidade de garantir o rigor no tratamento concedido ao tema, designadamente em matéria de contextualização, precisão e escrutínio da informação.”

Declaração de Voto do Vice-Presidente da ERC, Mário Mesquita.
Declaração de Voto do Vogal, João Pedro Figueiredo.

Ficheiros em Anexo

Declaração de voto de Mário MesquitaDeclaração de voto de João Pedro Figueiredo
Versão para Imprimir