Apresentação de “O alentejano que descobriu a América”

No próximo sábado, 25 de Outubro, pelas 16 horas, é apresentado na Livraria Martins Fontes, nas Caldas da Rainha, o livro “O alentejano que descobriu a América”, da autoria do jornalista Pedro Laranjeira e editado pela Free Zone.

O tenente-coronel Brandão Ferreira fará a apresentação desta obra do director da revista “Perspectiva”, onde surgem compilados factos relevantes sobre as mais recentes descobertas vindas a lume acerca da personalidade, origens e verdadeira nacionalidade de Cristóvão Colombo.

A obra dedica grande atenção às investigações que indiciam a nacionalidade portuguesa do navegador e inclui as teses de estudiosos do assunto como Mascarenhas Barreto, Manuel Rosa, Roiz do Quental, José Rodrigues dos Santos e Manuel Luciano da Silva, que inspirou o mais recente filme de Manoel de Oliveira: “Cristóvão Colombo, o Enigma”.

A obra agora dada à estampa já tem uma versão em espanhol – “El Portugués que descubrió América”, com tradução de Carlos Calado – e estão previstas traduções para inglês, alemão, holandês, francês, italiano, polaco e mandarim, igualmente sob o título genérico “O Português que descobriu a América”.

De acordo com o livro, são hoje muitas as evidências que comprovam que o tecelão genovês Cristoforo Colombo nunca poderia ter sido o famoso navegador e que este último foi um nobre português, primogénito de D. Fernando, Duque de Beja, e de Isabel Gonçalves Zarco, filha do descobridor da Madeira e Porto Santo, João Gonçalves Zarco.

A obra inclui ainda os mais recentes resultados de análises de ADN, comprovativas de que o descobridor da América não era italiano, francês ou espanhol; é profusamente ilustrada; inclui entrevistas com as mais relevantes personalidades ligadas ao assunto em todo o mundo, e pretende ser uma síntese de leitura fácil, cronologicamente bem apresentada, de um mistério que permanece até aos nossos dias.

Partilhe