O livro “A Planície – Uma Voz na Década do Silêncio”, de Alberto Franco, é apresentado no dia 17 de Junho, às 19 horas, na Casa da Imprensa, em Lisboa, numa sessão no âmbito da homenagem ao jornalista e escritor Miguel Serrano, que foi co-fundador daquele jornal de Moura, em 1952.
Além do autor, a apresentação do livro contará com a presença de Afonso Cautela e de Domingos Janeiro, dois jornalistas do quinzenário na época em que este adquiriu projecção a nível nacional.
A obra de Alberto Franco é um estudo aprofundado do jornal e das circunstâncias socioeconómicas, políticas e culturais da época, “um documento de reflexão histórica que, a partir da vida de um jornal, ajuda-nos a compreender o funcionamento de um regime que fazia do policiamento das ideias e das opiniões um dos seus modos de sobrevivência”, como afirma Luís Humberto Marcos no prefácio.
A homenagem a Miguel Serrano iniciou-se no dia 4 de Junho com a apresentação de “Seara Resgatada”, uma colectânea de textos de sua autoria dos anos 50, editado pela Câmara Municipal de Moura, e a inauguração de uma exposição biográfica que documenta a sua carreira de jornalista e escritor.