API, CNID, CCPJ e SJ propõem comissão de acompanhamento à Liga de Futebol

A Associação Portuguesa de Imprensa (API), o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto, a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) e o Sindicato dos Jornalistas (SJ), reunidos no dia 22 de julho, sugeriram a criação de uma comissão de acompanhamento conjunta com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que se mostrou recetiva à proposta.

A ideia é que a referida comissão integre representantes daquelas quatro entidades, para, juntamente com a Liga Portugal, tratar todas as questões relacionadas com jornalistas e comunicação social.

No mais curto prazo, a comissão terá como principal missão discutir o atual modelo de acesso aos estádios de futebol e cobertura dos jogos, no que aos jornalistas e órgãos de comunicação social diz respeito e no quadro das restrições impostas pela pandemia de covid-19, tendo em conta o próximo campeonato de futebol.

A proposta conjunta – de API, CNID, CCPJ e SJ – pretende garantir o respeito pelas condições de trabalho e segurança para os jornalistas e pela igualdade de acesso para as empresas de comunicação social, no respeito pela liberdade de imprensa.

Partilhe