Anunciados os galardoados da 39ª edição dos Prémios GAZETA 2023

Foram anunciados os galardoados da 39ª edição dos Prémios GAZETA 2023 nesta segunda-feira (14), iniciativa promovida pelo Clube de Jornalistas com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. A jornalista Maria Antónia Palla, comendadora da Ordem da Liberdade e primeira vice-presidente mulher da Direção do Sindicato dos Jornalistas, eleita em 1979, foi distinguida com o prémio Gazeta de Mérito.

Este ano, e a título excecional, foi atribuído o Prémio Gazeta Especial ao jornalista chileno, recentemente falecido, Mário Dujisin, fundador da Associação da Imprensa Estrangeira.

A jornalista Miriam Alves, da SIC, recebeu o Prémio Gazeta de Televisão pela reportagem “Vírus que tratam”. O Prémio Gazeta de Imprensa foi para Marta Vidal, do Expresso, pela reportagem “A liberdade, lá em cima: os pássaros de Gaza”. A reportagem “Violeta” da autoria de Filipe Santa-Bárbara, da TSF, venceu o Prémio Gazeta de Rádio.

Os jornalistas Rui Pedro Antunes e João Porfírio, autores da reportagem transmitida no Observador “Wagner. Dentro da máquina de guerra de Putin” foram galardoados com o Prémio Gazeta de Multimédia. O Prémio Gazeta Revelação foi para a jornalista Inês Loureiro Pinto, freelance, que assinou a reportagem emitida na RTP2 “Natureza vs. Luxo imobiliário”.

O semanário de Vila Real “A Voz de Trás-os-Montes”, fundado em 1947, recebeu o Prémio de Imprensa Regional.

Nesta 39ª edição o júri teve a seguinte composição: Eugénio Alves (Clube de Jornalistas), que presidiu, Cesário Borga (CJ), Dina Soares (jornalista), Eva Henningsen (Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernanda Bizarro (jornalista), Fernando Cascais (professor universitário aposentado), Joaquim Furtado (jornalista), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Rebelo (professor emérito do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa) e Paulo Martins (jornalista e professor universitário).

Para mais informações visite o site do Clube de Jornalistas.

Partilhe