António Cotrim expõe “Rostos de Timor-Leste”

“Rostos de Timor-Leste” é o título de uma exposição de fotografia que o jornalista António Cotrim inaugura amanhã, 16 de Março, pelas 16 horas, no Cine Teatro Eduardo Brazão, em Valadares, Vila Nova de Gaia, onde estará patente até 6 de Abril.

A mostra, que reúne um conjunto de 12 fotos captadas em 2007 na região de Baucau, constitui uma homenagem do autor, fotojornalista ao serviço da Agência Lusa, ao povo de Timor-Leste, “que sofreu e lutou pela sua liberdade, independência, e pela defesa da língua portuguesa”.
Segundo o autor, o conjunto de retratos expressivos presta homenagem “a um povo que, mesmo durante a ocupação indonésia, nunca perdeu a fé e a esperança na liberdade”, plenamente alcançada em 2002.
Recorde-se que Timor-Leste foi ocupado pela Indonésia em 1975, mas o seu povo manteve sempre viva resistência com vista à sua libertação e autodeterminação, através da luta armada e de pressões internacionais das suas estruturas políticas e o apoio de organizações cívicas e dos direitos humanos e sindicais, entre as quais o Sindicato dos Jornalistas portugueses.
“Os rostos aqui retratados são a expressão viva de um povo que nunca perdeu a sua identidade e os seus costumes, mesmo debaixo do jugo da opressão, da tirania e da violência. Timor é um exemplo, para todos nós, de coragem e de determinação”, sublinha o fotojornalista.
António Cotrim nasceu em Lisboa na década de sessenta. Desde muito novo começou a trabalhar na comunicação social, nomeadamente nas agências Lusitânia, ANOP, Notícias de Portugal e Lusa. Colaborou com os jornais “Tal & Qual” e “O Record”.
O seu trabalho está publicado em livros, folhetos, catálogos, postais e em numerosas publicações periódicas nacionais e internacionais.

Partilhe