Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra dedicam concerto ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra vai oferecer à cidade um espectáculo especial para celebrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se comemora a 3 de Maio. O concerto terá lugar no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, pelas 21.15h

Dedicado a todos os profissionais da comunicação social e às licenciaturas que existem nesta área, em Coimbra, o concerto é aberto a todos quantos a ele queiram assistir, naquela que se pretende que seja, segundo o presidente do grupo, Manuel Rebanda, “uma bela e autêntica manifestação de liberdade e de cultura”.

Para o espectáculo, os Antigos Orfeonistas vão estrear dois temas do seu repertório, “como expressão simbólica da importância que atribuímos ao concerto que pretende assinalar uma data que é um património cultural e de cidadania”, acrescenta Manuel Rebanda.

O canto gregoriano, “Dies Irae” e o tema “Maria”, de Leonard Bernstein, da obra, “West Side Story”, celebrizado mundialmente através da voz de Antonio Carreras, constituem estreias absolutas no repertório dos Antigos Orfeonistas.

Embora o canto e a música constituam o essencial do programa, a sessão vai incluir, ainda, algumas intervenções alusivas à data, através de representantes da Universidade de Coimbra, Instituto Superior Miguel Torga e Escola Superior de Educação, instituições onde se leccionam cursos de comunicação e jornalismo. Em nome dos jornalistas falará o presidente do sindicato, Alfredo Maia.

Partilhe