Anthony Suau vence World Press Photo 2008

A fotografia a preto e branco de um polícia armado que se assegura de que uma casa está vazia depois de os proprietários terem sido obrigados a abandoná-la por não poderem pagar o empréstimo ao banco valeu ao norte-americano Anthony Suau o prémio principal do World Press Photo 2008, no valor de 10 mil euros.

“A força da imagem está nos contrastes. Ela tem duplo sentido. Parece uma fotografia clássica de conflito, mas é apenas a expulsão de pessoas de uma casa. Agora a guerra no seu sentido clássico entra na casa das pessoas porque elas não podem pagar as hipotecas”, afirmou a presidente do júri, MaryAnne Golon.

Já os seus colegas de júri Akinbode Akinbiyi e Ayperi Ecer consideraram a imagem publicada originalmente na revista “Time” como “muito ambígua” e “tanto clara como complexa visualmente”, obrigando o espectador a uma reflexão sobre os efeitos da crise do sistema económico e a necessidade de “encontrarmos uma nova linguagem, para sabermos como ilustrar as nossas vidas”.

Nas dez categorias temáticas desta edição do World Press Photo foram premiados 63 fotojornalistas de 27 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, El Salvador, Espanha, EUA, França, Grécia, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Países Baixos, Polónia, Rússia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Em concurso estiveram 96 268 fotografias enviadas por 5508 fotógrafos de 124 países, valores que representam novos recordes de participação, tanto em número de imagens como de autores.

A cerimónia de entrega do World Press Photo 2008 está marcada para 2 de Maio em Amesterdão, sendo precedida de um programa de três dias de seminários, debates e exposições de fotografia.

Já está agendada a passagem da mostra do World Press Photo 2008 pelo Museu da Electricidade, em Lisboa, de 20 de Junho a 19 de Julho, pelo Teatro Baltazar Dias, no Funchal, de 2 a 23 de Julho, e pelo Passeio Ribeirinho de Portimão, de 25 de Julho a 15 de Agosto.

Partilhe