“Anibalzinho” fugiu novamente da cadeia

Aníbal dos Santos Júnior, mais conhecido como “Anibalzinho”, fugiu domingo da prisão de alta segurança de Maputo, onde se encontrava a cumprir uma pena de 28 anos e três meses pelo assassinato do jornalista Carlos Cardoso.

A notícia foi confirmada logo no domingo pelo comandante-geral da polícia, Miguel dos Santos, que apenas adiantou que esta ocorreu após os habituais banhos de sol diários a que todos os presos têm direito.

A possibilidade desta segunda evasão de “Anibalzinho” da cadeia de segurança máxima – de onde se escapou pela primeira em Setembro de 2002, um mês antes do início do julgamento dos nove acusados no assassinato de Carlos Cardoso – foi avançada na semana passada por um jornal moçambicano, com base em declarações de Momade “Nini” Satar, outro dos condenados pela morte do director do “Metical”.

Momade Satar teria dito que a fuga estava a ser organizada por Nyimpine Chisssano, filho do Presidente da República, Joaquim Chissano, e apontado por muitos como mandante do crime.

A imprensa moçambicana escreveu recentemente que “Anibalzinho” podia a qualquer momento revelar a identidade de quem mandou matar Carlos Cardoso, assassinado quando se encontrava a investigar o desvio do equivalente a 14 milhões de euros do Banco Comercial de Moçambique.

Partilhe