Ameaças à liberdade de imprensa na Europa aumentaram 40% em 2020

A Plataforma para a Proteção do Jornalismo e Segurança dos Jornalistas revelou hoje, num relatório, que, em 2020, foram registados 201 casos graves de ameaças à liberdade de imprensa na Europa.

Comparando com dados de 2019, verifica-se um aumento de 40% de casos de ameaças à liberdade de informação, assim com um número recorde de 52 ataques físicos a jornalistas e 70 casos de assédio ou intimidação.

Nos 47 países do Conselho da Europa, as ameaças à liberdade de imprensa decorreram das restrições impostas a estes profissionais na sequência da aprovação de leis e regulamentos para combater a pandemia de covid-19.

A Plataforma para a Proteção do Jornalismo e Segurança dos Jornalistas indica que os alertas que mais recebeu foram ataques à integridade física, assédio e intimidação e detenção de jornalistas.

O documento analisa também as ameaças sérias à liberdade de imprensa, incluindo a impunidade de crimes contra jornalistas, relatando 24 casos de assassínio de jornalistas que ainda não tiveram consequências, bem como numerosos constrangimentos criados pelo Estado aos meios de comunicação social independentes, assédio judicial, pressão política e vigilância de jornalistas.

A divulgação deste documento antecede a celebração, a 3 de maio, do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Em comunicado, a secretária-geral do Conselho da Europa, Marija Buric, pediu aos governos europeus para mostrarem vontade política para proteger os jornalistas e o jornalismo independente.

A responsável considera que “a liberdade dos ‘media’ é um pilar essencial das democracias, denunciando que o respeito pela liberdade dos media está em declínio em muitos países.

A secretária-geral do Conselho Europeu sublinha que, durante a pandemia de covid-19, houve um aumento nas denúncias de violência contra jornalistas, bem como de censura e represálias por se questionar as políticas governamentais. 

Por outro lado, Marija Buric lembra que os órgãos de comunicação social enfrentam muitas dificuldades financeiras e que muitos jornalistas perderam os seus empregos devido à pandemia

O Conselho da Europa anuncia que “está pronto para apoiar os Estados-membros na criação e promoção de um ambiente em que os media plurais e independentes possam desempenhar o seu papel e contribuir para tornar as nossas democracias mais robustas”.

Partilhe